25 de nov. de 2009

Não se Venda!


Há alguns dias tenho passado alguns bons momentos com Deus, e isso me fez refletir, o que faz as pessoas trocarem Jesus por outras coisas? Certamente existe uma lista quilométrica com as respostas para essa pergunta, afinal, quantos de nós nunca caímos? Claro que todos nós em algum momento da nossa caminhada encontramos alguns obstáculos que nos fazem retroceder, ainda que por pouco tempo, mas isso é um fato, a bíblia mesmo nos afirma “que TODOS pecaram” e também pecarão.
Mas não é sobre pecado que eu quero falar, e sim sobre algo um pouco mais triste, quero falar sobre “vender a primogenitura”. Primogenitura é o direito de ser o herdeiro da família, no passado reservado somente ao filho primogênito.
Outro dia me recordei do texto que está em gênesis (cap 25. vs 27- 34) , onde relata a história de dois irmãos, um deles chamado Esaú que acaba vendendo a sua primogenitura para o seu irmão Jacó, e como se isso não fosse o bastante, ele vende por um prato de lentilhas, isso mesmo um prato de lentilhas. Confesso que quando li esse texto pensei, “Eca, que burro vender o seu direito da herança familiar por um prato de lentilhas!”, talvez se você for muito pobre e vegetariano isso até pareça um bom negócio para você, mas o que a história quer nos mostrar é algo um pouco mais profundo do que um prato de lentilhas e o direito de ficar com as coisas do pai, quando estive me perguntando, “Deus como alguém pode vender algo tão importante por um prato de lentilhas?”, e de repente veio a resposta; o que na verdade fez Esaú vender o seus direito à herança, foi o IMEDIATISMO, na verdade ele não quis esperar para cozinhar algo para si e por isso se vendeu por tão pouco, já que a bíblia mesmo relata que Esaú era um exímio cozinheiro, pois quando seu pai Isaque estava para morrer, pediu que Esaú cozinhasse um cordeiro para que ele comesse (Gn 27.3-4) , e essa é parte da história que muitas vezes passa desapercebida. Esaú sabia cozinhar mas ele não queria esperar até que seu prato estivesse pronto, então naquele momento de fome depois de um dia de trabalho duro, Esaú vendeu a sua herança por um prato de lentilhas. Mas isso não foi um fato isolado dos tempos remotos encontrados em Gênesis, ainda hoje o imediatismo nos faz vender nosso direito às promessas divinas. Parece que o imediatismo faz parte da natureza humana e desde cedo se manifesta em nós, das maneiras mais variadas possíveis, e mais cedo ou mais tarde (normalmente cedo até demais) o imediatismo nos faz desistir de tudo o que é mais valioso para nós. Seja como for que esse imediatismo se manifeste, seja através daquele relacionamento que nós pensamos que está na hora de acontecer, já que parece que orar pra saber a vontade de Deus vai demorar muito, e ainda pode ser que a resposta seja não, então nós vendemos o plano que Deus tinha para nós.
O imediatismo nem sempre é tão explícito, muitas vezes é nas pequenas coisas que ele aparece, seja quando queremos dirigir sem ter habilitação ou idade para tal, seja quando queremos abraçar o primeiro emprego que aparecer mesmo sabendo que no fundo esse emprego nos afastará de Deus.
Mas nem sempre o imediatismo aparenta nos afastar de Deus, algumas vezes parece que vai nos aproximar de Deus, isso acontece quando estamos na igreja há algum tempo e achamos que estamos prontos para fazer tudo, para se envolver em todos os ministérios, estamos prontos para casar, para pregar, enfim, para tudo. O imediatismo muitas vezes sussurra em nossos ouvidos para fazermos a coisa certa, só que no tempo errado, e não se esqueça a coisa certa no tempo errado, é a coisa errada. Como a bíblia nos adverte “há caminhos para o homem que parecem corretos, mas no fim são caminhos de morte” (Pv 14.12), nós devemos prestar muita atenção, pois muitas vezes tomamos o lugar de Deus e queremos decidir o tempo das coisas, já que parece muitas vezes que o tempo dEle demora mais para passar, e acabamos por vender nossas promessas e principalmente, nossa salvação.
Então fique atento, não se venda por impulsos imediatistas, mas antes consulte a Deus para tomar suas decisões, já que temos um Deus-Pai que fala e ouve, devemos desfrutar o dom maravilhoso de sermos seus filhos e tirar todas as nossas dúvidas com Ele, amém?

Por: Artur

10 de nov. de 2009

"Fish and Bread"


Quem aqui ainda não leu a história da primeira multiplicação dos pães? Bom pra quem leu, não custa nada ler de novo, e pra quem não leu as coordenadas são: Mateus 14;13-21, Marcos 6;30-44, Lucas 9;10-17 ou João 6;1-15.

Usei a imaginação e achei um jeito legal pra você assimilar bem. Digamos que Jesus estivesse em mais uma de suas caminhadas, só que lotada como no dia da Marcha pra Jesus. Então chega a hora do break. Mas não tinha nada por perto que pudessem comprar comida. Os obreiros do ministério aconselham que ele peça que a galera saia e procure algo pra comer, pois eles estão em choque de ter que tirar do porquinho as suas economias. Porém ele os instrui que eles mesmo alimentem a galera, pois estavam praticamente isolados da cidade mais próxima. Aí eles encontram uma coisa que parecia impossível de se acontecer: um cidadão muito louco, descola 5 pacotes de club social e duas latinhas de coca-cola. Os obreiros entregam pra Jesus com uma cara tipo "isto é tudo que conseguimos". Ele da graças ao Pai todo poderoso, e fala pra começarem a distribuir as clubs, da mesma forma pede que repartam a coca, e ainda com muito bom ânimo, garante que eles precisarão de cestos para guardar o que sobrar, e por incrível que pareça sobram 12 cestos com club social, a galera desacredita e reconhecem que Jesus é um homem de Deus.

Bom depois de viajar e descontrair um pouco, vamos ao que realmente interessa a palavra de Deus!

“Tudo o que temos aqui são cinco pães e dois peixes”
Isso foi o que disseram os discípulos, acho que também diríamos o mesmo, se não fosse pelo fato deles já terem presenciado alguns milagres de Jesus como por exemplo quando ele acalma a tempestade (MT 8;23-27).

E a pergunta que vos faço é a seguinte, quantas vezes não deixamos passar a oportunidade de ganhar mais uma vida pra Jesus, por termos apenas 5 pães e 2 peixinhos? Lembra aquele dia na escola que você com ousadia falou do amor de Deus pra um brother teu, mas assim que saiu indo pra casa viu uma pessoa chorando, andando sem saber pra onde ir, mas você não parou pra dizer nada, porque naquele momento tudo o que você tinha pra oferecer eram míseros 5 pães e 2 peixinhos, ou as vezes a opressão é tanta que é mais fácil você pregar a palavra pra quem você não conhece, do que pra aquele que você cresceu junto, na mesma rua, da mesma família, afinal de nada serve 5 pães e 2 peixinhos.

Então começa a dar glória a Deus, porque mais uma vez Ele nos afirma, “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel" - Isaías 41;10

Sabemos que estamos aqui para servir, não há outro sentido em viver se não for pra cumprir a vontade de Deus em nossas vidas. Por mais que você sinta que não tem o chamado pra ser um evangelista, está no seu sangue e mesmo que você não queira, o Espírito do Senhor acaba tomando nosso coração e diversas vezes sentimos Deus falando a nós. Hermanos, quem diria alguém nos tivesse oferecido o pão antes, nem que esse pão fosse uma oração, um abraço acompanhado de “Jesus te Ama” e “Ele quer ser seu amigo”, eu já vi um vídeo do youtube despertar a sede da Palavra na vida de um brother. Alô... Alô Ele que te usar mais!!!

Essa coisa de 'apenas' 5 pães e 2 peixes é armadilha do inimigo, porque ele sabe que não acaba ai, afinal "Onde abundou o pecado, superabundou a graça." (Rm 5, 20). Já não basta o inimigo ser um derrotado, imagina o prejuízo do inferno, a cada pão repartido UHUU \o/

“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” Josué 1:9

“Tragam-nos aqui para mim”
Ele é tudo o que precisamos, se lembrarmos Dele, das coisas que Ele fez com certeza nada irá impedir que possamos oferecer muitos pães e peixes não só àqueles que querem e estão sedentos pela palavra, mas também para os outros que rejeitam. Uma coisa que chama muito atenção acerca de Jesus, era que ele fazia questão de se assentar dentre o povo para ensiná-los, é isso que ainda devemos buscar: proximidade, intimidade com o Pai. Quando Ele disse 'tragam-nos aqui para mim', quis dizer “entrega a mim e o mais eu farei”.

É isso então, 5 pães e 2 peixes é tudo o que você precisa colocar no altar, pois sempre existe o melhor de Deus, você sempre terá o apoio do consolador, nome sobre todo nome, verdadeiro pai de amor!!! Espero não ter dito nada além do que Deus tocou no meu coração.

Um dia de vitórias pra todos vocês!

Por: Vitor Santana